top of page

O que é o MFC?

1. Movimento - É movimento, porque congrega pessoas que participam ativamente das atividades que nele se desenvolvem. E porque é dinâmico e se repensa constantemente em função do objetivo.



2. Movimento de Leigos - É movimento de laicos(leigos) cristãos, vivendo suas realidades familiar e social, imersos nas estruturas da sociedade e comprometidos com o projeto de Deus, anunciando o Reino e denunciando o que a ele se opõe. Por sua presença viva e transformadora no mundo, os mefecistas fazem-se Igreja atuante.



3. Movimento de Igreja - É uma parcela do Povo de Deus que trabalha em cooperação e comunhão respeitosa e afetuosa com a hierarquia da Igreja, visa servir ao Reino. São laicos(leigos) adultos que aprendem a analisar criticamente todas as situações e conjunturas sociais para tomar posições autônomas e assumir as responsabilidades correspondentes.



4. Movimento Cristão - Seus membros assumiram a espiritualidade do seguimento de Jesus, vivida coletivamente e através de cada pessoa ou família: Fazer o que Jesus faria hoje, conhecendo o que fez frente à realidade do seu tempo. Para isso, os mefecistas leem e meditam comunitariamente o Evangelho de Jesus e os fatos do seu tempo.



5. Movimento Familiar - A família é o núcleo social que é convidado a se integrar ao MFC. A problemática da família tem um espaço privilegiado nas reflexões e nos serviços oferecidos pelo MFC. O risco, sempre apontado, seria o chamado "familismo" ou "conjugalismo". Seria limitar o MFC à busca de soluções para os problemas das famílias que o integram, desligando da análise crítica do entorno social em que vivem todas as famílias. Esse risco tem sido superado pela formação e inserção crescente dos membros do MFC nas estruturas sociais e políticas que buscam transformações profundas no modelo de sociedade que é gerador de muitos dos problemas que afetam as famílias. Nesse sentido, trabalhar com as famílias para que sejam agentes de transformação social e ativas construtoras do Reino.



6. Movimento aberto a todas as famílias - O MFC não discrimina famílias, ou casais, segundo a sua situação jurídica, civil ou religiosa. Todas as famílias que integram o MFC se reconhecem como família imperfeitas e incompletas, por falhas na vivência do amor conjugal, no relacionamento humanizador entre seus membros, nas omissões em seus compromissos cristãos e por tantas outras imperfeições. A falta do vínculo jurídico ou do casamento religioso do casal, qualquer que seja o motivo, é uma das muitas incompletudes comuns a muitas famílias de hoje. O MFC tem o compromisso de não discriminar famílias por determinados topos de incompletudes ou imperfeições. É um movimento aberto a todos os tipos de família, dentro da realidade familiar concreta, e de pessoas sós que por algum motivo perderam os laços de família.

​

7. Movimento de Comunidade cristãs - O MFC surgiu há 50 anos como movimento gerador de comunidades cristãs. Seu processo de formação, que leva à ação, se desenvolve nos pequenos grupos de base ou Equipes, com encontros ou reuniões freqüentes, criando laços afetivos e de cooperação e solidariedade entre pessoas, casais e famílias. Essas pequenas células ou comunidades realizam um projeto de vida comunitária muito participativa e rica, que não se encontra nos movimentos de massa. Hoje a Igreja reconhece que esse retorno ao modelo de cristianismo dos primeiros séculos é o caminho novo desejado. E o Movimento acredita que entre o micro e o macro sistema, existe um trânsito permanente, uma interdependência viva.



* texto retirado do site: http://www.mfcpoa.org.br/

Rio Grande do Sul
bottom of page